Pico das Agulhas Negras

Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o 1º Parque Nacional do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, o local contempla os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, além de Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais.

Em seu ponto culminante, conhecido como Pico das Agulhas Negras, a área apresenta uma altitude que varia entre 600 e 2.791 metros, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas. Já na região do Planalto do Itatiaia, ou Parte Alta, é possível encontrar campos de grande altitude, além dos vales suspensos, local onde nascem diversos rios.

Ao todo, o Parque Nacional possui nascentes de 12 bacias hidrográficas regionais importantes, responsáveis por drenar a água para duas bacias: a do rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro; e a do rio Grande, afluente do rio Paraná.

Por fim, na Parte Baixa, é possível visualizar uma vegetação impressionante, composta por cursos d’água e uma série de espaços próprios para que os visitantes possam se refrescar. Para facilitar o acesso ao público, o local ainda possui entrada a partir da Rodovia Presidente Dutra (BR 116), recebendo um grande fluxo de turistas e concentrando a maior parte de sua estrutura, local onde está também o Centro de Visitantes.

Centro de Visitantes

A infraestrutura do Parque Nacional do Itatiaia foi desenvolvida pensando em promover o máximo de segurança e comodidade aos turistas durante suas visitas. A seguir, conheça os serviços oferecidos a quem visita o Parque.

• Centro de Visitantes

Espaço destinado aos visitantes que queiram tirar dúvidas e saber mais sobre os roteiros, trilhas e atrativos, serviços e questões de segurança para realizar a visita no Parque. O Centro de Visitantes conta com uma lanchonete, loja de souvenirs e exposições.

• Alimentação

Para garantir a energia e a disposição durante o passeio é muito importante se alimentar e se hidratar também.

O Parque possui na Parte Baixa: a Cafeteria Campo Belo, no Centro de Visitantes e a Lanchonete Lago Azul, que vendem bebidas e alimentos para consumo no local e durante o passeio pelas trilhas e/ou travessias.

Cafeteria Campo Belo

Localizada no Centro de Visitantes, na Parte Baixa.

Lanchonete Lago Azul

Localizada no atrativo Lago Azul, na Parte Baixa.

• Condutores

O Parque Nacional do Itatiaia conta com uma lista de condutores de visitantes autorizados, responsáveis por auxiliar os turistas e garantir a melhor experiência durante a visitação. Entre as suas funções, destacamos: prezar pela segurança, oferecer informações e orientar as pessoas sobre as melhores práticas no local.

A contratação do condutor não é obrigatória, mas é recomendada pela nossa equipe.

• Infraestrutura

Pontos de venda com bebidas, lanches e restaurante, além de banheiros, sinalização detalhada, bebedouros e Wi-Fi.

• Estacionamento

Espaço disponível para veículos de passeio, motos, van, micro-ônibus e ônibus, de acordo com a tabela de valores para cada categoria.

O horário de funcionamento do Parque Nacional do Itatiaia
é diferente para a Parte Baixa e para a Parte Alta.

Os mapas abaixo estão georeferenciados em formato “pdf” e podem ser impressos, abertos em computadores, tablets e celulares ou utilizados para navegação “off-line” em aplicativos para celular como o Avenza, disponível gratuitamente na loja de aplicativos de sua preferência. Eles foram elaborados em escala para impressão em tamanho A2 e podem ser visualizados em tamanho real colocando o zoom em 100% no visualizador de “pdf”.

Parte Baixa

De terça a domingo das 8h às 17h.
Já para a realização de atividades de observação das aves, o ingresso poderá acontecer a partir das 5h. A permanência nas Cachoeiras é liberada até às 16h.

Parte Alta

Todos os dias das 7h às 18h.
Atenção! Atividades noturnas não são permitidas. Caso o visitante chegue depois do horário de fechamento, será cobrada uma taxa de R$40, passível de multa por descumprimento das normas de visitação.

Atenção: devido a diferenças de escala e precisão das bases cartográficas e instrumentos de navegação, podem ser notadas diferenças de localização de até 20 metros de rios e estradas e até 10 metros para trilhas. O mapa é um instrumento adicional de orientação para o visitante, não substituindo de forma alguma o serviço de condutores de visitantes ou guias, nem dispensando os cuidados necessários para o lazer em áreas naturais.

Saiba onde vai

Utilize apenas as trilhas autorizadas (Consulte os postos de informação).

Alimentação

Pontos de venda com bebidas e lanches e restaurante.

Bebida alcoólica proibida

Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas.

Proibido fogueira

Não é permitido fazer fogueira em áreas naturais.

ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO O INGRESSO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS DE QUALQUER ESPÉCIE NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA.